Qual o benefício e como fazer chá de folha de amora



A amoreira é uma árvore ótima para ter no jardim. Além de bonita, faz sombra, e tanto suas folhas quanto seus frutos fornecem benefícios à saúde. Enquanto não é época de colher frutinhas, o modo mais comum de ter esses benefícios é por meio do chá de folha de amora. Conheça o que ele traz de bom para o organismo, como preparar e se existem contraindicações para o uso.

Benefícios do chá de folha de amora

O chá de folha de amora é aquele velho conhecido de toda mãe e de toda avó, especialmente pelos benefícios que oferece à saúde feminina. Esse chá, no entanto, apresenta efeitos positivos da saúde tanto de homens quanto de mulheres. Confira abaixo:

1. As folhas de amora são ricas em nutrientes

Na amoreira é possível encontrar vitamina C e E, além de potássio, magnésio, cálcio, zinco e ferro. A vitamina C é conhecida por ajudar a prevenir a gripe, enquanto a vitamina E é essencial para a circulação sanguínea, desde a formação dos glóbulos vermelhos até a distribuição dos nutrientes para os órgãos.

2. Possui ação antioxidante

Devido às vitaminas que trabalham como antioxidantes, o chá de folha de amora ajuda a renovar as células de todo o corpo, prevenindo várias doenças e até o envelhecimento precoce.

3. Ajuda a emagrecer

O chá de folha de amora é um ótimo aliado em uma dieta saudável e equilibrada e junto da prática de atividade física. Isso porque ele inibe o acúmulo de gordura no corpo e também ajuda a regular o colesterol e o nível de açúcar no sangue.

4. Atua sobre a saúde da mulher

O chá de folha de amora é muito recomendado para tratar infecção urinária, muito recorrente nas mulheres. Também é ótimo para reduzir os efeitos da TPM, como a cólica, e os efeitos da menopausa.

5. Melhora o funcionamento dos rins

O efeito depurativo e diurético do chá de folha de amora ajuda os rins a trabalharem melhor para eliminar as toxinas do organismo. Ao mesmo tempo, também reduz o inchaço geral do corpo causado pela retenção de líquidos. Para este fim, o chá deve ser recomendado pelo médico, que irá indicar a quantidade ideal a consumir.


6. Melhora a qualidade do sono

Existem diversos fatores que causam insônia ou dificuldade para começar a dormir e alcançar o sono profundo. Mas depois de conversar com seu médico e descobrir a causa do problema, certamente o chá de folha de amora será mais um incentivo para dormir melhor, graças às suas propriedades calmantes.

7. Contribui com a formação óssea

Para ter ossos fortes, uma das premissas é consumir a quantidade adequada de cálcio e magnésio, e o chá de folha de amora fornece uma boa quantidade desses minerais. Portanto, é recomendado para quem sofre com artrite, com osteoporose e até para quem está na menopausa ou na andropausa, quando o corpo reduz a absorção de nutrientes essenciais.

Como fazer o chá?

O chá de folha de amora pode ser feito com as folhas frescas, recém colhidas, ou já desidratadas e picadas, da forma que se encontra em supermercados, em farmácias ou em lojas de produtos naturais. Veja como fazer:

Ingredientes

  • Folhas de amora desidratadas: 4 unidades;
  • Água: 1 litro.

Modo de preparo

1. Leve a água para ferver e desligue o fogo assim que levantar fervura.

2. Adicione a colher de sopa das folhas secas ou 1 colher de sopa de folhas frescas trituradas, abafe e deixe descansar até ficar morno.

3. Depois é só coar e beber ao longo do dia, mas no máximo 3 xícaras. Só beba mais do que isso se tiver recomendação médica.

Existem contraindicações?

As contraindicações do chá de folha de amora, primeiramente, são referentes ao excesso de consumo. Se ultrapassar a quantidade de 3 a 4 xícaras ao dia, os efeitos colaterais poderão ser náuseas, dor de estômago, vômito e intoxicação do fígado.

O chá não é recomendado para as gestantes, pois pode haver contração do útero, nem  para pessoas com problema de fígado. De modo geral, é sempre importante consultar o médico antes de ingerir substâncias que não sabe como irão reagir no seu organismo.



Comentar

4 × 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.