5 Motivos para deixar de beber refrigerante para sempre



Se tem um produto que gera muita polêmica por causa dos seus malefícios à saúde é o refrigerante. Quando surgiu, há mais de 100 anos, virou a bebida da moda e nunca mais saiu do mercado. Ele é gaseificado, doce e até aumenta a energia no corpo. Tudo isso parece muito bom, se a bebida não fosse um aglomerado de açúcares e químicos que destroem as células lentamente. Veja por que mais você deveria deixar de beber refrigerante.

5 Grandes riscos de beber refrigerante

Por causa do sabor e da sensação que causa no corpo, há quem chegue a ser viciado em refrigerante. É aí que mora o problema, pois tudo em excesso faz mal, até alimentos saudáveis, imagine então uma criação totalmente industrializada que não oferece nada de bom para o corpo.

Veja quais são os riscos de ingerir a bebida em excesso, que acabam sendo os motivos para deixar de beber refrigerante.

1. Intoxica o corpo

Pelo fato de não haver qualquer tipo de nutriente útil para o organismo no refrigerante, tudo o que é ingerido ao tomá-lo é tóxico, ainda mais porque é em excesso. Não precisa beber mais do que um copo para ingerir excesso de açúcar, por exemplo. Mas especialmente se beber demais, o corpo vai ter tantos químicos para eliminar que pode não dar conta e acabar se intoxicando.

2. Desidrata o organismo

Quem substitui a água pura pelo refrigerante acaba ficando desidratado, pois mesmo contendo água na bebida, nem passa perto da quantidade suficiente que o corpo precisa para se manter funcionando todos os dias.

Além do mais, esse pouco de água vai acabar servindo só para ajudar a eliminar as próprias impurezas do refrigerante. Ou seja, ficam elas por elas e o corpo perde tempo nesse processo, além de começar a adoecer.

3. Aumenta o risco de diabetes

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a quantidade recomendada de açúcar industrializado que uma pessoa deve ingerir ao dia é de 5% com relação à quantidade de calorias, o que fica em torno de 25 gramas. Porém, somente uma lata dos refrigerantes mais comuns tem mais do que isso.

Quando o corpo recebe uma quantidade exagerada de açúcar, principalmente de uma vez só, o pâncreas recebe a mensagem de liberar muito mais insulina do que o considerado normal para metabolizar esse açúcar.

Mas com o passar do tempo, se a pessoa continua exagerando, ou o pâncreas perde a capacidade de produzir a insulina ou perde a noção de quando parar de liberar. É aí que ocorre a diabetes, uma doença crônica que gera várias outras.

4. Promove a obesidade

A ingestão contínua de refrigerante está diretamente ligada a maus hábitos alimentares e ao sedentarismo. Juntando esses fatores com o excesso de açúcar do refrigerante, o resultado é óbvio, a obesidade. Junto com ela, o corpo começa a sofrer diversas consequências, incluindo o diabetes e doenças inflamatórias, como artrite, doenças nos órgãos e inflamações da pele.


5. Enfraquece os ossos e dentes

Outro problema muito famoso que o excesso de refrigerante causa é a osteoporose, que é quando os ossos vão perdendo sua densidade e ficando ocos. O mesmo ocorre com os dentes em contato diário com o refrigerante, que é o agente corrosivo.

Como consequência, além de dentes estragados e ossos fracos, começam a se desenvolver gengivites, doenças articulares, pois aumenta a carga nas articulações para a pessoa conseguir se locomover.

Dicas para deixar de beber

Para quem é apaixonado pela bebida, vai precisar fazer um esforço para deixar de beber refrigerante. Mas com certeza vai valer a pena quando o corpo se regenerar de todo o mau causado. As dicas que vão ajudar a largar a bebida são:

  • Reduzir a ingestão de açúcar industrializado e gordura trans de modo geral;
  • Fazer todas as refeições no horário correto;
  • Beber mais água ao longo do dia;
  • Abandone o refrigerante aos poucos para não cair em tentação;
  • Fazer bebidas caseiras gostosas para substituir o refrigerante;
  • Tomar essas bebidas mais saudáveis na mesma hora de beberia refrigerante.

Alternativas saudáveis

Se as dicas acima para deixar de beber refrigerante lhe pareceram boas, deve estar se perguntando quais são as bebidas para substituir o refrigerante, e a resposta é água saborizada, chá gelado, limonada suíça, suco natural e até refrigerante caseiro.

Certamente essa última despertou sua curiosidade, então basicamente você vai fazer um suco natural da sua fruta favorita e coloca gás. Ajuda muito, veja como a receita é fácil:

Ingredientes

  • Casca de laranja: 1 unidade;
  • Cenoura: 2 unidades;
  • Limão: suco de 1 unidade;
  • Água com gás: 500 mililitros;
  • Água sem gás: 1 litro;
  • Mel: 1 colher de sopa.

Modo de preparo

1. Você só vai precisar colocar todos os ingredientes, menos a água com gás, no liquidificador. Bata bem para virar um suco e coe.

2. Depois misture o suco com a água gaseificada, bem gelada, e está pronto para saborear. Guarde em uma garrafa limpa igual a do refrigerante para preservar o gás.

Com as fibras que sobraram depois de coar o suco, aproveite e faça um delicioso bolo de laranja saudável para acompanhar.



Comentar

15 − treze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.